EUA têm planos para criar contas de propaganda nas redes sociais. Uma empresa californiana (chamada Ntrepid) foi contratada pelo Comando Central Americano (Centcom) – que supervisiona as acções militares norte-americanas no Médio Oriente e na Ásia – para levar a cabo esta tarefa. A missão desta empresa é a de criar perfis online fictícios mas com um historial detalhado, para conferir realismo, e espalhar mensagens favoráveis aos Estados Unidos. O porta-voz da Centcom, Bill Speaks, referiu que a tecnologia não se irá destinar a uma audiência norte-americana, uma vez que isso não seria legal. O contrato com a Centcom prevê que estes perfis falsos venham a ser manipulados por controladores com base nos EUA, ainda que os servidores que irão auxiliar esta tarefa possam dar a ideia de estarem espalhados pelo mundo, para se criar a ilusão de que estes perfis são mesmo controlados por pessoas de diferentes regiões do globo. Uma vez em acção, este software permitirá a pessoal militar responder a conversações online através do Facebook, do Twitter, de blogues e de fóruns de discussão e é encarado pelo comando norte-americano como vital para as missões de contra-terrorismo e contra-radicalização extremista. No ano passado, o general David Petraeus descreveu a operação como um esforço de combate às “ideologias extremistas e à [contra-]propaganda” e como uma tentativa de assegurar que vozes credíveis da região fossem ouvidas. [Publico (2011)]
The building blocks required to achieve success in a business domain and differentiate the company from its competitors: Core domains : The interesting problems. These are the in-house activities the company is performing differently from its competitors and from which it gains its competitive advantage. Generic domains : The solved problems. These are the things all companies are doing in the same way. There is no room or need for innovation here; rather than creating in-house implementations, it’s more cost-effective to adopt \ buy existing solutions. Supporting domains: The problems with obvious solutions. These are the activities the company likely has to implement in-house or outsourced, but that do not provide any competitive advantage. Domain experts are subject matter experts who know all the intricacies of the business that we are going to model and implement in code. In other words, domain experts are knowledge authorities in the software’s business domain. T
Comments
Post a Comment