Em 1988, Philip Tetlock, um jovem psicólogo canadiano, lembrou-se de contactar mais de 200 pessoas em todo o mundo, todas elas especialistas de grande reputação em temas políticos e económicos. Ao longo de 15 anos, colocou-lhes perguntas sobre esses temas, pedindo-lhes que atribuíssem probabilidades a diferentes cenários sobre o futuro próximo. Quem iria ganhar as próximas eleições nos seus países? Que evoluções antecipavam para uma série de indicadores económicos? Que conflitos militares deveríamos esperar? Em 2005, Tetlock apresentou os resultados desta singular experiência no livro Expert Political Judgment. A principal conclusão? Em média, a capacidade destes especialistas para preverem o futuro próximo nas matérias que dominam é semelhante à de um chimpanzé a atirar dardos a um alvo. A quem quiser igualar o desempenho médio de alguns dos maiores especialistas mundiais em matérias políticas e económicas basta-lhe dar palpites à sorte. É difícil não olhar para ele como uma denúncia do espaço comunicacional em países como os Estados Unidos ou, por exemplo, Portugal: um espaço onde pululam “especialistas” e “profetas” que nos comunicam convictamente todo o tipo de certezas, sendo depois recompensados mais pelo seu “valor de entretenimento” do que pela precisão das suas afirmações. [Pedro Magalhães (2016)]
The building blocks required to achieve success in a business domain and differentiate the company from its competitors: Core domains : The interesting problems. These are the in-house activities the company is performing differently from its competitors and from which it gains its competitive advantage. Generic domains : The solved problems. These are the things all companies are doing in the same way. There is no room or need for innovation here; rather than creating in-house implementations, it’s more cost-effective to adopt \ buy existing solutions. Supporting domains: The problems with obvious solutions. These are the activities the company likely has to implement in-house or outsourced, but that do not provide any competitive advantage. Domain experts are subject matter experts who know all the intricacies of the business that we are going to model and implement in code. In other words, domain experts are knowledge authorities in the software’s business domain. T
Comments
Post a Comment