“Saber que em breve estarei morto foi a ferramenta mais importante que encontrei para me ajudar a tomar grandes decisões na vida. Porque quase tudo – todas as expectativas, todo o orgulho, todo o medo do ridículo ou do fracasso – tudo cai por terra perante a morte, restando apenas o que é verdadeiramente importante. Lembrarmo-nos de que vamos morrer é a melhor maneira de evitar a armadilha de pensarmos que temos algo a perder. Já estamos despidos de tudo.”. As palavras são de Steve Jobs no célebre discurso proferido aos alunos de formatura da Universidade de Stanford em 2005, seis anos antes da sua morte. Na verdade, o lendário fundador da tecnológica Apple foi um dos rostos de uma técnica de gestão que conta mais de duas décadas e que está a atrair um número crescente de diretores executivos e gestores de topo em todo o mundo. Daniel Harkavy, coautor do livro Living Forward, chama-lhe a técnica do elogio fúnebre. O processo consiste em conduzir os gestores num exercício de visualização da sua própria morte, levando-os a colocar num papel o que diriam sobre si próprios nas suas cerimónias fúnebres.
- https://expresso.pt/dossies/diario/2019-01-14-O-que-tem-em-comum-a-morte-e-a-progressao-na-carreira--Tudo-1
The building blocks required to achieve success in a business domain and differentiate the company from its competitors: Core domains : The interesting problems. These are the in-house activities the company is performing differently from its competitors and from which it gains its competitive advantage. Generic domains : The solved problems. These are the things all companies are doing in the same way. There is no room or need for innovation here; rather than creating in-house implementations, it’s more cost-effective to adopt \ buy existing solutions. Supporting domains: The problems with obvious solutions. These are the activities the company likely has to implement in-house or outsourced, but that do not provide any competitive advantage. Domain experts are subject matter experts who know all the intricacies of the business that we are going to model and implement in code. In other words, domain experts are knowledge authorities in the software’s business domain. T
Comments
Post a Comment