A CNN é mais um instrumento da colonização do país pela cultura yankee. Até aqui, bem ou mal, sempre tivemos as nossas marcas no mercado da televisão: a RTP, a SIC, a TVI, a CMTV… Foram estações criadas por portugueses, com investimento maioritariamente português, com uma lógica portuguesa. É verdade que a TVI já teve a Prisa espanhola como acionista maioritária – mas esta entrou com o comboio em andamento, com a estrutura montada, não foi ela que criou o canal. Com a CNN, o caso é diferente. É a primeira estação estrangeira a instalar-se com a sua marca no mercado português – como se instalaram antes, no ramo da restauração, a McDonald’s ou a Pizza Hut. Nestas situações, o lay out dos estabelecimentos é definido pela marca, a logística é montada pela marca, as fardas dos empregados são desenhadas pela marca, as listas são elaboradas pela marca. E com a CNN Portugal acontecerá certamente o mesmo. A organização, a estrutura hierárquica, os cenários, a lógica da informação e da programação serão orientados desde fora. Os portugueses serão meros executores de diretrizes emanadas do estrangeiro. A CNN Portugal será pois mais um instrumento da colonização do país pela cultura americana. E um instrumento poderoso, pois a televisão formata muito as opiniões. [José António Saraiva]
The building blocks required to achieve success in a business domain and differentiate the company from its competitors: Core domains : The interesting problems. These are the in-house activities the company is performing differently from its competitors and from which it gains its competitive advantage. Generic domains : The solved problems. These are the things all companies are doing in the same way. There is no room or need for innovation here; rather than creating in-house implementations, it’s more cost-effective to adopt \ buy existing solutions. Supporting domains: The problems with obvious solutions. These are the activities the company likely has to implement in-house or outsourced, but that do not provide any competitive advantage. Domain experts are subject matter experts who know all the intricacies of the business that we are going to model and implement in code. In other words, domain experts are knowledge authorities in the software’s business domain. T
Comments
Post a Comment